Notícia

  Voltar

Cortinas para todos os gostos e personalidades

As cortinas são peças fundamentais para compor a decoração de uma casa. Além de sua eficiência no controle da incidência de luz nos ambientes, elas têm papel muito importante na composição do layout de cada espaço.


Os modelos podem variar de acordo com as necessidades e com a personalidade do morador, com suas texturas e cores prediletas, harmonizando com o seu estilo de vida, como explicam as designers de interiores entrevistadas pelo site. “Sempre procuramos observar o estilo de vida e o orçamento do cliente. É muito importante vermos onde é localizado o projeto, pois lugares mais tropicais pedem mais leveza e, em locais mais frios, podemos abusar de tecidos pesados e xales bem suntuosos”, relatam.


Uma delas também ressalta a importância do estilo da propriedade e da decoração, e cita algumas recomendações apropriadas para cada perfil. “Na casa de campo ou fazenda, por exemplo, uma cortina richelieu cai muito bem. Nos quartos, pode-se usar desde persianas a cortinas de tecido, com ou sem blecaute, assim como na sala. Já na cozinha, a mais recomendada é a cortina rolo tela solar por sua praticidade na limpeza, filtro de raios uv, antichamas, etc.”, descreve.

Com tantas opções de modelos, vem sempre uma dúvida na hora de decorar: as cortinas de uma mesma casa precisam dialogar umas com as outras? E as designers respondem enfaticamente: Não! “As cortinas podem ser totalmente diferentes! Na sala, uma persiana, por exemplo, enquanto no quarto cortinas de tecido bem franzidas para aquecer e trazer aconchego”, relatam.


Layout e utilização dos espaços


A combinação só é bem-vinda em casos especiais. “As cortinas só precisam dialogar caso os moradores queiram. Tudo depende do layout e utilização do espaço. Não recomendo ficar preso a um único conceito de utilização, salvo em casos em que há opções realmente necessárias, como as casas com uma linda vista e que a pessoa não quer perder isto, então, rolo tela solar em todos os cômodos, com certeza! ”.

As profissionais reforçam ainda que cortina nunca sai de moda. Para a designer, a cortina de linho, por exemplo, é sempre tendência e, atualmente, vem crescendo o uso de detalhes que estão dando um toque diferencial nos modelos. “Sejam barras com cor diferente, pregas, apliques. Tenho visto, também, o retorno das cortinas de veludo e camurça que dão um ar de glamour em qualquer ambiente. As cores quentes estão em voga como tons de ferrugem e até azul marinho. Eu, particularmente, adoro estampas e as uso sempre. Uma cortina estampada dá personalidade a qualquer ambiente”, relata.

Já para a outra designer uma alta tendência dos dias atuais, é o uso de tecnologia nas cortinas e, também, o desejo dos clientes em seguirem as cores da moda. “Temos visto o crescimento nos pedidos de automação em cortinas, pois geram uma praticidade ao dia a dia. Além disso, as cores estão seguindo as tendências da Pantone, apesar de preferirmos deixar as cortinas mais neutras e abusar das cores em almofadas e tapetes”, afirmam.



por Menoti Andreotti - out/17

Cortinas-5-.jpeg

Fonte: Emorar